Prefeito de Monte Alegre decreta Situação de Emergência após estragos das enxurradas

0

O prefeito de Monte Alegre, Jardel Vasconcelos, declarou Situação de Emergência no município em decorrência das enxurradas que causaram diversos estragos no último domingo, 17, deixando famílias desabrigadas, casas destruídas e o sistema de captação de água da Cosanpa danificado, ocasionando a falta de abastecimento de água para a população.

Jardel Vasconcelos justificou que o alto índice de precipitação pluviométrica ocorrida no domingo, 17, chegando a 239,6mm na área urbana de Monte Alegre, provocou o surgimento de enxurradas bruscas, intensas e violentas, nas áreas urbanas e rurais do município, com o alto poder destrutivo.

Em decorrência do Desastre, os bairros mais afetados foram, Pajuçara, Planalto, Curaxi, Serra Ocidental, Turu, Terra Amarela, Surubeju, Curintanfã e Camarazinho, resultando em 4.200 metros de vias públicas danificadas e cerca de 2.906 famílias afetadas, somando uma população de 14.583 pessoas que foram afetadas com a chuva. Ainda pelos dados da Secretaria de Educação do município, 793 alunos foram afetados, nas três escolas que foram danificadas diretamente pelo sinistro.

O prefeito recebeu parecer da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC, relatando a ocorrência deste desastre. Na manhã de terça-feira, 19, uma equipe com Bombeiro e Técnico da Defesa Civil Estadual, estiveram avaliando os estragos causados pelas enxurradas nos bairros da cidade e na área de captação da Cosanpa. O posicionamento da Defesa Civil Estadual foi favorável à declaração de Situação de Emergência.

O decreto de Situação de Emergência agora depende do Relatório da Defesa Civil Estadual, para ser homologado pelo Governo Estadual e solicitado o reconhecimento federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, preencha seu nome auqi