Alenquer é o município com mais casos de malária na região da Calha Norte

0

O município de Alenquer, na sub-região da Calha Norte é o que tem maior registro de casos de malária esse ano na região. De janeiro até outubro passado, foram confirmados 1.141 casos, o que preocupa a vigilância sanitária.

Apesar do número de pessoas que contraíram a doença, na região Oeste do Pará, Alenquer está atrás de Itaituba (2.459) e Jacareacanga (1.307).

Segundo o diretor do Departamento de Controle de Endemias do Estado, Jorge Andrade, apesar do número de pessoas doentes serem alto, mas na média em todo o Estado houve uma redução de 35% nos casos de malária em relação a 2018. Jorge assegura que para que esse resultado seja alcançado, é fundamental garantir tratamento oportuno em 70% dos casos de malária até 48 horas, a partir do início dos sintomas para os casos autóctones, e em até 96 horas para os casos importados, conforme estabelece a Portaria 1.520, do Ministério da Saúde, de maio de 2018.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) registrou em 2019, de janeiro a outubro 25.946 casos, contra 40.178 do ano de 2018.

A Sespa realizou, em 2019, em diversos municípios e Centros Regionais de Saúde, treinamentos no Sistema Sivep-Malária, em Supervisão do Programa Estadual de Controle da Malária, em Supervisão e Monitoramento Sies e Ações de UBV e capacitação em Tecnologia de Aplicação de Inseticidas e Treinamento e Certificação para Microscopistas (malária e doença de Chagas).

Para que a redução de casos avance nos próximos anos, e a meta proposta seja atingida, Jorge Andrade informou que a Sespa manterá o apoio aos municípios, contribuindo com a estruturação dos serviços locais de saúde, doando microscópios, instalando unidades de diagnóstico e promovendo reparo e doação de  embarcações, além de diagnóstico e tratamento oportuno e imediato, com testes rápidos de malária; fortalecimento da vigilância com ações de força-tarefa, supervisões assessoradas e controle de qualidade; capacitação de recursos humanos; ações de educação em saúde; controle seletivo de vetores e trabalhos de pesquisa em parceria com o Laboratório Central do Estado (Lacen-PA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, preencha seu nome auqi